9 de março de 2010

Crítica "O Mago - Aprendiz"




Sinopse:

Na fronteira do Reino das Ilhas, existe uma cidade tranquila chamada Crydee. Nessa cidade, vive um rapaz órfão de nome Pug. Trabalhando nas lides do castelo que o acolheu, ele sonha com o dia em que se tornará um guerreiro valoroso ao serviço do rei. Mas o destino troca-lhe as voltas e o franzino Pug acaba por tornar-se aprendiz do misterioso Mago Kulgan. Nesse dia, o destino de dois mundos altera-se para todo o sempre. Subitamente a paz do reino é esmagada, sem piedade, por misteriosas criaturas que devastam cidade após cidade. Quando o mundo parece desabar a seus pés, Pug percebe que apenas ele poderá mudar o rumo dos acontecimentos, penetrar as barreiras do espaço e do tempo, e dominar os poderes de uma nova e estranha magia... Esta é uma viagem por reinos distantes e ilhas misteriosas, onde irá conhecer povos e culturas exóticas, aprender a amar e descobrir o verdadeiro valor da amizade. Mas, no seu caminho, terá de enfrentar tenebrosos perigos e derrotar os inimigos mais cruéis.

Crítica:

Este livro falamos sobre a história de Pug, um jovem órfão, que vive em Crydee.
Nos primeiros capítulos a história falamos de como o Pug, conhece e torna-se no aprendiz do Mago Kulgan. No solstício do Verão, quando muda o ano, todos os rapazes que fazem quatorze são escolhidos pelos mestres, para se tornarem nos seus aprendizes. O Pug e o seu melhor amigo Tomas, são os últimos a ser escolhidos, o Tomas é escolhido pelo mestre-de-armas para se tornar num soldado, e quando o Pug já pensa que não irá ser escolhido por nenhum mestre, o Mago Kulgan escolhe-o para tornar-se no seu aprendiz.
Algum tempo depois, ocorre um naufrágio perto do castelo, Pug e Tomas vão depressa ver o que aconteceu, quando eles chegam lá vêem um misterioso barco, desconhecido a ambos. Quando eles decidem entrar no barco a procura de algum tesouro, Pug é a atraído para um pergaminho mágico, que ele salva. O barco começa a naufragar e os rapazes tentam fugir do barco, ao chegarem a costa encontram um misterioso homem gravemente ferido, que lhes fala numa língua completamente desconhecida.
A partir desse momento a vida do Reino das Ilhas irá mudar completamente.

Neste livro, há um vasto leque de figuras fantásticas, como elfos, anões, magos, dragões e viajantes de outro planeta, tudo isso misturado num enredo imprevisível e muito fluido, muito bem escrito este livro raramente irá deixar o leitor aborrecido.
Com o escritor a também não hesitar em dar saltos grande no tempo, para as personagens evoluírem mais depressa. Com personagens muito bem construídas como o Pug, o Tomas, a princesa Carline entre muitos outros, este é um livro que recomendo a qualquer ávido leitor do fantástico.

Este livro irá ter a continuação antes do inicio do Verão com a segunda parte do livro, que irá ser intitulado de "O Mago - Mestre". Eu só posso dizer que estou ansioso por ler o resto da saga.

Classificação: 9-10

10 comentários:

fiacha disse...

Estive a ler a critica e não me parece que tenhas grandes Spoilers e assim é que deve ser.

O que mais me salta à vista é a atribuição de um 9/10, é caso para dizer ou estas a acertar nas leituras ou andas generoso^^

É um dos livros que conto ler brevemente

Lars Gonçalves disse...

Lê o livro e vê se estou a ser generoso. Garanto-te que tu como admirador do GRRM e do Tolkien irás gostar imenso do livro.

fiacha disse...

Tenho quase a certeza que sim, quando o nosso amigo COFOliveiraCOF não gosta de um livro geralmente para mim é muito bom...

Lars Gonçalves disse...

Ele tem razão nenhuma coisa o livro começa devagar, mas é para nos ambientarmos num novo mundo e para conhecer melhor as personagens.

fiacha disse...

E não te esqueças que estás a ler a 1ª parte da versão original, talvez ainda venha a ter outro ritmo

Poison Ivy disse...

Olá, Lars! Grande obra, sem dúvida. Só discordo quando dizes que começa devagar. Pois eu acho que não há um momento de sossego, há sempre algo a acontecer. Ao mesmo tempo, o autor aprofunda as paisagens e as personagens.

Fiacha, LOL, adorei o teu COF COF! Tenho quase a certeza de que vais gostar, arrisca!

(Ah, sou a CrisCor do Fórum Bang!)

fiacha disse...

Ois Poison Ivy, eu já sabia que eras a CrisCor (a tradutora do livro)e fico muito contente que tenhas comentado aqui no blogue do Lars.

Está descançada que esta saga vou acompanhar, já agora a 2ª parte da versão original já estás a traduzir ? melhora o enredo quase de certeza....

Nota: O Lars esteve a ler o 1º volume da trilogia das Joias Negras que tambem traduzis-te sempre quero ver a reação dele.

Poison Ivy disse...

Fiacha, a 2ª parte passa-se num mundo diferente. Ainda vou no início, mas parece um outro livro: são paisagens e personagens diferentes (para além das anteriores), até porque passaram-se 4 anos.

Esperemos que o Lars seja mais um apreciador do mundo fantástico criado pela nossa querida Anne Bishop!

fiacha disse...

Hum cresce-me a vontade de pegar no livro.

Quanto à Bishop eu acho que o Lars vai estranhar, mas vai acabar por gostar do Universo criado pela escritora, em especial a tripla Daemon, Lucivar e Saeton.

Nota2: Foi pena não me ter lembrado que o Lars está a acompanhar a saga da Charline, podia-lhe ter comprado o livro e enviavamos autografado pela própia escritora....pena não termos tido oportunidade de falar nesse evento^^

Sofia disse...

Bem, deixo a sugestão para leres os livros em inglês, tenho os três, ainda estou a terminar o primeiro, que equivale ao segundo em PT, e compensa, não só por leres o original, mas também devido à poupança que implica.
Não que desgoste das traduções, já que tenho vários livros em PT, quase todos da saída de emergência, :$ no entanto esta opção saí-me mais barata da carteira. :P