8 de novembro de 2010

A Escritora favorita do Fiacha



Colleen McCullough

Nasceu na Austrália.

Neurofisióloga, criou o Departamento de Neurofisiologia do Royal North Shore Hospital, em Sidney, trabalhando posteriormente em investigação e ensinando na Yale Medical School durante dez anos.

A sua carreira literária começou com a publicação de Tim, seguido de Pássaros Feridos, um best-seller internacional que bateu todos os recordes. A história de Roma Antiga é retratada de uma forma excepcional ao longo dos sete volumes que compõem a obra O Primeiro Homem de Roma. Todas as suas obras estão editadas em Portugal pela Difel.

Para além dos romances, escreveu também a letra das canções de um musical para teatro.

Em 2000 recebeu o Scanno, o mais importante prémio literário italiano, pela obra A Canção de Tróia, e é hoje uma das 100 pessoas designadas como Tesouros Nacionais Vivos da Austrália.

Actualmente vive com o marido na Ilha de Norfolk, no Pacífico Sul.


Em Portugal estão editados, todos pela DIFEL, os seguintes livros da autora:

A Canção de Tróia
Pássaros Feridos
O Primeiro Homem de Roma I – O Amor e o Poder
O Primeiro Homem de Roma II – A Coroa de Erva
O Primeiro Homem de Roma III – Os Favoritos da Fortuna
O Primeiro Homem de Roma IV – As Mulheres de César
O Primeiro Homem de Roma V – César
O Primeiro Homem de Roma VI – O Cavalo de Outubro
O Primeiro Homem de Roma VII – António e Cleópatra
O Terceiro Milénio – A Paixão Segundo Dr. Christian
Tim
Uma Obsessão Indecente
A Viagem de Morgan
O Toque de Midas
A Casa dos Anjos
Um Passo à Frente
O Dia de Todos os Pecados




Só posso dizer que esta é sem sombra de dúvidas a minha escritora preferida de sempre e quem tiver o prazer de ler não só a saga 1º Homem de Roma, mas alguns romances perceberá o que quero dizer.

Já li dois romances da escritora, Pássaros Feridos (dos melhores romances que já li até hoje) e Tim e ambos são excelentes livros que julgo ainda ser possível adquirir por um euro na revista sábado (têm que se deslocar às instalações do Correio da Manhã ou encomendar).

Mas onde a escritora se destaca para mim é na saga do 1º Homem de Roma, que actualmente estou a acompanhar e devo dizer que estou deslumbrado, dos poucos anos que tenho de leitura nunca vi uma obra tão grandiosa, tão bem escrita e com tamanha qualidade, onde a escritora apresenta uma escrita fluída que expressa muitíssimo bem a sociedade romana, o seu modo de viver e, principalmente, explica-nos de uma forma perceptível os meandros da política romana.

Se gostam de Romance Histórico e em especial saber mais sobre o império romano então não percam esta saga, pois explica como Roma passou de uma mera cidade a líder incontestada da Península Italiana e como se transformou de uma Republica num Império.

Infelizmente a Difel deixou de vender os livros da saga por 17€ algo que infelizmente não aproveitei para comprar o 6º volume, mas não será o preço alto do livro que me vai demover de comprar os dois últimos volumes.

Não se deixem influenciar pelo tamanho dos livros, aquilo lê-se num ápice e é mesmo muito bom.

Apenas me faltam ler os dois últimos volumes da saga mas posso dizer com toda a certeza que é IMPERDÍVEL

2 comentários:

Cat SaDiablo disse...

Adoro esta senhor. Dela li o excelente e tocante Tim, e o primeiro volume do Primeiro Homem de Roma.
Tenho a saga completa em casa, mas nunca continuei. Shame on me, porque adorei o primeiro volume. Uma qualidade histórica irrepreensível, mas sem deixar de discorrer uma escrita magnífica.
2011 vai ser o meu ano romano, parece-me :)

De referir que foi-lhe atribuído pela Universidade de Macquarie, em Sidney, o grau de Doutora, na área de Letras, devido à sua profunda e detalhada pesquisa histórica da qual resultou a saga de Roma.

Fiacha disse...

Ois Cat,

Se gostaste do Tim tenho a certeza ue vais adorar o Pássaros Feridos, é como disse um dos melhores romances históricos que já li.

Se já leste Amor e Poder então já tens uma ideia da qualidade da Collen, nem te passa pela cabeça o que ainda vem por ai fora, aquele Sila ainda vai ser muito importante, mas não só ele (recomendo-te que quando terminares o 3º volume faças uma pesquisa na NET sobre ele e vejas a qualidade e o pormenor da Collen, mas só depois do 3º volume).

Como te invejo, tanto mas tanto que tens ainda pela frente, acho que fazes muito bem fazer de 2011 o ano de Roma.

Depois dizes-me