10 de dezembro de 2010

Opinião - "O Clã do Urso das Carvernas"

´

Sinopse:

Jean M. Auel retrata, neste empolgante retrato histórico, a vida dos nossos antepassados na última fase da Era Glaciar, quando os homens de Neandertal e de Cro-Magnon dividiam a Terra.

A heroína do romance é Ayla, uma valente e indomável jovem que é deixada à sua sorte depois de uma catástrofe natural.  Aos cinco anos é encontrada e adoptada pelo Clã, um grupo de homens de Neandertal, muito diferentes da sua espécie.
Num primeiro momento os cabelos loiros e olhos azuis de Ayla inspiram surpresa, depois desconfiança e, por fim aceitação por parte do Clã. Iza, a curandeira, e Creb, o Homem Santo, cuidam desta jovem que se interessa pela caça e pelo manejo de armas, algo que está proibido as mulheres, mas que ela domina com notável mestria.

O Clã do Urso das Cavernas é um fenómeno literário em todo o mundo. Nesta obra, a autora descreve um mundo real, mas ao mesmo tempo mágico, a sua fauna e flora, numa investigação histórica cuidada e elogiada por historiadores e antropólogos que ficaram rendidos a esta fantástica aventura.

Opinião: 

Neste belo romance histórico, levamos a Idade da Pedra e a conhecermos um povo já desaparecido, os Neandertal. Os Neandertal são um povo diferente física e mentalmente dos nossos acedentes directos, sendo mais baixos e entroncados e tinha como principal arma a sua memória colectiva, eles conseguiam lembrar de acontecimentos que tinham ocorridos há muito anos atrás. 

Ayla, é uma menina de cinco anos quando perdeu toda a família num terramoto, depois de alguns dias perdida é encontrada por uma família de Homens de Neandertal, a curandeira, Iza, cura a rapariga, tinha sido ferida por um leão das cavernas e estava muita desidratada, e convence o chefe, Brun, a levar a menina para ela não morrer. 

Depois de aceitarem a rapariga no clã que entretanto é adoptada por Iza e Creb, o Grande Mog-Ur, feiticeiro do clã. Acontece num curto espaço de tempo mais mudanças no clã do que tinha acontecido em milénios. 

Num romance extremamente bem conseguido a autora consegue recriar um ambiente pré-histórico muito bem construído e uma cultura muito bem bem fundamentada. Eu gostei imenso de conhecer o universo recriado pela autora. E espero conseguir ler os restantes livros brevemente.

Como não podia deixar, este romance pré-histórico tem a  minha recomendação.

Classificação: 8-10  

5 comentários:

Telma T. disse...

Que saudades que eu tenho desta saga!! Se fossem republicados comprava-os todos, porque na altura li-os emprestados e só comprei o Vale dos Cavalos, que é o volume a seguir a este. Fico contente por teres gostado.

Lars Gonçalves disse...

Olá Telma,

De facto é uma pena que seja muito difícil de encontrar os livros e se fossem republicados eu comprava os também.

David goulart nunes disse...

Oi eu vi que o Lars gosta de livros e contos , eu queria diser que eu invento historias e boto todas elas no meu blog , Gostaria que voc~e visitasse ok?

Link : www.do-contrahistorias.blogspot.com

Obrigado -_-_-_----

Fiacha disse...

Fico contente que tenhas gostado, eu pessoalmente adorei e tambem gostava muito de ler a continuação, pois ficamos sem saber o que irá acontecer a uma personagem.

Mas de certeza que mais cedo ou mais tarde vou acabar por ler.

Spoiler;

Filho de Ayla

oblogdaalexis.blogspot.com disse...

Vim aqui cuskar o que o Lars anda a ler e tenho de dizer que fiquei agradada por ter gostado, tal como eu, da história de Ayla. A saga inteira faz parte da biblioteca que tenho e que não vendo. Fazem parte dos que vão ficar gastos de tanto os ler. E isso inclui o último livro da saga, infelizmente só publicado no Brasil mas do qual tenho um exemplar :) "O abrigo de Pedra". Perde um pouco na "tradução"... mas continua apaixonante. Ainda não consta do meu blog - http://eunaosousooquetenho.blogspot.com/ - falta de tempo para fotografar tudo, mas fará parte da página dos "Gastos de tão lidos". A classificação que lhes daria seria 9/10 tendo como termo de comparação a escrita de Marion Zimmer Bradley cujos livros estarão também na mesma página, TODOS! Bem haja e vou passando e lendo as suas opiniões e deixando as minhas.