27 de junho de 2010

Novidades anunciadas pela Saída de Emergência no 1º Encontro Bang!

Texto intergralmente retirado do Forum da Colecção Bang!, do tópico Novidades e lançamentos revelados no 1º Encontro Bang, e fui postado pela Safaa Dib.

Posso dizer que foram anunciados muitos livros que eu estou interresado em comprar.

"Para quem ontem teve a oportunidade de estar no 1º Encontro Bang e ouvir os editores, certamente que terá ficado deliciado com os muitos bons livros que vêm a caminho no próximo ano e meio. Como é uma lista comprida e são muitos nomes novos que alguns não devem ter fixado, fica aqui a lista do que foi divulgado no Encontro:

Em Agosto, será lançado DUNA de Frank Herbert em 1 volume.

Por volta da mesma altura, será lançado o 1º volume da trilogia do Elfo Negro de R. A. Salvatore (sim, já está desencalhado, vamos mesmo avançar)

OS HOMENZINHOS LIVRES (The Wee Free Men) de Terry Pratchett é lançado na TEEN e NATION será lançado na Bang!

A Casa da Noite continua a ser publicada, sendo publicado a 10 de Setembro o 5º volume, PERSEGUIDA

Duas novas autoras muito fortes de fantasia urbana serão publicadas em Setembro, Melissa Marr e o seu livro WICKED LOVELY e a série MERCY THOMPSON de Patricia Briggs

A editora vai continuar a apostar em força também na Sherrilyn Kenyon, estando previsto O BEIJO DA NOITE também em Setembro.

Nessa altura, é lançado o livro de FC de Paul McAuley, ANJOS PISTOLEIROS

Kushiel e Charlaine Harris continuam, bem como George R. R. Martin que terá FEVRE DREAM lançado em Outubro. Nesse mesmo mês, outro grande clássico da FC, O HOMEM DO CASTELO ALTO com prefácio de Nuno Rogeiro.

A antologia portuguesa de pulp fiction organizada por Luís Filipe Silva também será finalmente revelada ao público.

Em Novembro, mês do Fórum Fantástico, teremos um grande romance de steampunk, A CORTE DO AR, que será lançado com a presença do autor Stephen Hunt no Fórum.

Raymond E. Feist também regressa em Novembro.

David Soares apresenta também por essa altura uma nova colectânea de contos.

Em 2011:

o Assassino de Robin Hobb regress com o 1º volume da trilogia Tawny Man. Decidimos lançar esta primeiro e só posteriormente a trilogia LIVESHIP TRADERS. Houve uma notícia MUITO BOA revelada sobre Robin Hobb que podem encontrar no respectivo board sobre a autora.

- A série ACACIA de David Anthony Durham, um universo com um estilo semelhante ao de Martin

- Será lançado o 1º volume de dois da Retrospectiva de George R. R. Martin com as suas melhores noveletas e contos, incluindo THE HEDGE KNIGHT

- a autora de fantasia urbana KIM HARRISON será revelada ao público português com DEAD WITCH WALKING

- O autor Dan Simmons regressa em força com THE TERROR, um excelente romance com elementos de fantástico sobre a expedição de Franklin na era vitoriana

- THE LIES OF LOCKE LAMORA de Scott Lynch é também publicado, bem como mais volumes de Robert E. Howard

Outros autores como Michael Moorcock, Ambrose Bierce, Martin S. Braun da TEEN, continuarão a ser publicados também.

Ah, e não me recordo se o editor mencionou isso, mas nós temos oficialmente os direitos para publicar os livros da série DRAGONLANCE."

O texto fui retirado daqui

24 de junho de 2010

Orbias




Aqui está magnifica capa do segundo livro do escritor Fábio Ventura.

Agora reparei que ainda não tinha metido no meu blogue nenhuma mensagem referente ao primeiro livro do Fábio Ventura.



Orbias - As Guerreiras da Deusa

Sinopse:

Quem disse que as raparigas não conseguiam ser sensuais e fortes ao mesmo tempo?
Noemi é fã de cinema e séries de acção e aventura. Mas nunca imaginou que ela própria faria o papel de uma dessas personagens que de um momento para o outro vêem a sua vida normal dá uma volta de 180 graus. De uma forma pouco ortodoxa, descobre que é um Anjo, uma Guerreira ancestral renascida e que, numa dimensão paralela à da Terra, existe um mundo mágico regido por uma Deusa - Orbias.
Mas Noemi não terá apenas de lidar com os seus novos poderes e responsabilidades. Terá também de se confrontar com os perigos e emoções aos quais não estava habituada, especialmente um sentimento em relação a Sebastian, um orbiano sedutor… Conseguirá ela superar a sua fragilidade e conflitos interiores para salvar os dois mundos da destruição?
Orbias é uma aventura fantástica repleta de acção, sensualidade, personagens e cenários surreais, humor e magia. Uma obra essencial para quem gosta de uma história cheia de surpresas e fantasia moderna.

Mervyn Peake




Titus, o Herdeiro de Gormenghast

Sinopse:

Venha conhecer Titus, o Herdeiro de Gormenghast, uma das maiores obras da língua inglesa.

Titus, o Herdeiro de Gormenghast é literatura fantástica mas não se assemelha a nada que tenha sido escrito antes ou depois. Gormenghast é um castelo antiquíssimo, do tamanho de uma cidade e que, tanto quanto sabemos, pode ser a única construção em todo o mundo. Sem pontos de referência para a nossa realidade, o romance adquire uma atmosfera surreal e mágica. As personagens são todas elas bizarras: o taciturno e cadavérico Mr. Flay, o vulgar e obeso Swelter, o ligeiramente deformado mas brilhante Steerpike. E Titus, o herdeiro de Gormenghast. O castelo de Gormenghast é um mundo de pesadelo e nenhuma pessoa sã lá quereria viver... e no entanto, quão estranho, belo e divertido é esse mundo! Arrisque-se nesta leitura pois nunca mais a irá esquecer.




O Castelo de Gormenghast

Sinopse:

Um vocabulário vastíssimo e personagens maravilhosas neste mundo denso e desmoronado de Gormenghast. Sublime!
O imenso castelo de Gormenghast é governado pela família Groan desde tempos imemoriais. Titus, o novo senhor da fortaleza e orgulhoso descendente de uma nobre linhagem, prepara-se para uma vida preenchida por rituais ancestrais e formalidades complexas. Mas estranhas e inesperadas circunstâncias despertam-lhe o desejo de conhecer o mundo para lá do labirinto de pedra que encerra a sua vida. Nas sombras das torres antigas, Steerpike, um jovem sinistro e traiçoeiro, continua a ambicionar o poder dentro de Gormenghast. Mas Titus apercebe-se da sua natureza maquiavélica e o confronto torna-se inevitável. Para as estranhas personagens que habitam o castelo, habituadas a séculos (e talvez milénios) de rotinas, nada mais será o mesmo.

22 de junho de 2010

A Demanda do Visionário



Saí já no próximo dia 9 de Julho, o último livro da Saga do Assassino.
É um livro que eu irei comprar de certeza.

Sinopse:

O verdadeiro rei dos Seis Ducados desapareceu numa missão misteriosa em
busca dos Antigos para salvar o reino da ameaça dos Navios Vermelhos. O
seu irmão usurpador está determinado a impor uma tirania cruel e não abrirá
mão do poder, a não ser com a própria morte.
Fitz sabe que a única forma de por fim ao reinado do príncipe usurpador é
iniciar uma demanda em direção ao reino das Montanhas onde irá descobrir
a verdade sobre as profecias do Bobo. Mas a sua missão enfrenta um novo
perigo com a magia do Talento a precipitar a sua alma para a beira do abismo.
Conseguirá resistir à magia e ainda enfrentar os obstáculos que surgem à sua
demanda?

Nada mais será o mesmo nos Seis Ducados depois do desfecho triunfante e recheado
de emoções intensas da Saga do Assassino que consagrou Robin Hobb como uma das melhores contadoras de histórias de fantasia épica.

18 de junho de 2010

Faleceu hoje José Saramago



Hoje ouve uma grande perca para a literatura mundial com o falecimento de José Saramago. Saramago morreu aos 87 anos, em Lanzarote vitima de um cancro.

17 de junho de 2010

Trilogia Sevenwaters



A Filha da Floresta

Sinopse:

Passada no crepúsculo celta da velha Irlanda, quando o mito era Lei e a magia uma força da natureza, esta é a história de Sorcha, a sétima filha de um sétimo filho, e dos seus seis irmãos.

O domínio Sevenwaters é um lugar remoto, estranho, guardado e preservado por homens silenciosos e Criaturas Encantadas que deslizam pelos bosques vestidos de cinzento e mantêm as armas afiadas. O maior perigo para este idílio vem de dentro: Lady Oonagh, uma feiticeira, que casou com o pai de Sorcha, senhor de Sevenwaters. Frustrada por conseguir encantar todos menos a enteada, Oonagh lança um poderoso feitiço sobre os irmãos da rapariga, que só Sorcha poderá conseguir quebrar. Porém, a meio da pesada tarefa de libertar os irmãos, Sorcha é raptada por um grupo de salteadores, e ver-se-á dividida entre o dever de salvar a vida dos e um amor cada vez maior, proibido, pelo senhor da guerra que a capturou.



O Filho das Sombras

Sinopse:
As florestas de Sevenwaters lançaram o seu feitiço sobre Liadan, a filha de Sorcha, que herdou os talentos da mãe para curar e penetrar no mundo espiritual. Os espíritos da floresta avisam-na de que, para que as ilhas sagradas sejam reconquistadas aos Bretões, Liadan deverá permanecer em Sevenwaters.

A Irlanda está agora em guerra, e as suas costas são assoladas por atacantes. Entre os inimigos há um que se destaca: o Homem Pintado, que granjeou uma reputação terrível de mercenário feroz e astuto, e que espalha o terror por onde quer que passe.

Ao regressar a casa, Liadan é capturada pelo Homem Pintado. Porém, este acaba por se revelar bem diferente da lenda, e apesar da antiga profecia que a obrigava a permanecer em Sevenwaters, a jovem sente-se atraída por ele. Mas poderá ela viver o seu amor sem que a maldição recaia sobre Sevenwaters?



A Filha da Profecia

Sinopse:

Fainne foi criada numa enseada isolada da costa de Kerry, com uma infância dominada pela solidão. Mas o pai, filho exilado de Sevenwaters, ensina-lhe tudo o que sabe sobre artes mágicas. Esta existência pacífica é ameaçada pelo surgimento da avó da rapariga, a terrível lady Oonagh, que se impõe na vida na neta. Com a perversidade que a caracteriza, a feiticeira informa Fainne do legado que traz dentro de si: o sangue de uma linhagem maldita de feiticeiros, incutindo na jovem um sentimento de ódio profundo e, ao mesmo tempo, incumbindo-a de uma tarefa que a deixará aterrorizada. Enviada para Sevenwaters com o objectivo de destruí-la, Fainne irá usar todos os seus poderes mágicos para impedir o cumprimento de uma profecia.

Opinião - Dança de Pedra do Camaleão




Os Escolhidos

A literatura fantástica abre as páginas a um estrondoso título. Considerado pela crítica internacional como um novo Tolkien, a trilogia A Dança de Pedra do Camaleão do autor português Ricardo Pinto foi publicada na Grã-Bretanha, Estados Unidos, Alemanha e Holanda, chegando agora a Portugal. É uma obra excepcional no panorama da produção recente do género fantástico, a primeira de três títulos sobre a Comunidade das Três Terras, governada por imperadores e mestres que ditam cruéis regras. Neste volume, Os Escolhidos, Carnelian e seu pai, o Mestre Suuth, há muito tempo exilados do centro do mundo - Osrakum - regressam para a eleição do Imperador-Deus, a casta superior de uma sociedade hierarquicamente estruturada. Uma história de quatro mil anos que explora um complexo e hierarquizado império, polvilhada por um leve sabor oriental.




Os Guardiões dos Mortos

Sinopse:

Já apelidado como o novo Tolkien português, os livros de Ricardo Pinto, um emigrante radicado na Escócia, são um sucesso no Reino Unido, Alemanha, Holanda e EUA. No entanto, para se compreender o segundo volume da trilogia A Dança de Pedra do Camaleão urge ter lido o primeiro, publicado em Março de 2003, o primeiro momento de uma saga dividida em três partes que se complementam. As duas primeiras obras funcionam como uma espécie de tese e antítese, revelando-se em Os Escolhidos o mundo da casta dominante, a elite que a si própria se designa divina e cujas leis são implacáveis e cruéis, enquanto Os Guardiães dos Mortos retrata o universo das classes inferiores. Este romance conta como Carnelian e Osidian, vítimas de uma traição, são adormecidos no paradisíaco jardim proibido do Yeden, drogados, raptados e colocados em urnas funerárias...
Uma poderosa fantasia épica que reserva a Ricardo Pinto o lugar único como autor de algo que «permanece na memória como um sonho estranho e perturbador» (Interzone).

Opinião:

Estes são os dois primeiros da trilogia " A Dança de Pedra do Camaleão" do escritor português, emigrante na Escócia, Ricardo Pinto.

No primeiro livro a escrita é um bocado lenta mas o mundo está extremamente bem construído, e a estrutura social deste mundo de inicio em bocado confusa mas que faz lembrar as castas sociais da Índia. No segundo livro o ritmo da história já aumenta, mas continua com as excelentes descrições do mundo fantástico imaginado pelo Ricardo Pinto.

No primeiro livro é nós dado a conhecer o jovem Carnelian, que é um membro da casta superior chamada de os Escolhidos. Mas ao contrário dos outro Escolhidos o Carnelian demonstra tem compaixão com as castas inferiores até porque fui criado fora da corte de Osrakum

O primeiro livro levamos para o mundo dos Escolhidos, que é cheio de intrigas e de manipulações. Quando sabem da iminente morte do Imperador Deus, Carnelian e o seu pai tentam chegar a Osrakum a tempo a votação do soberano. Mas ao longo do seu caminho sofrem fortes contrariedades. Em Osrakun, Carnelian conhece Osidian, um misterioso jovem Escolhido.

Já no segundo livro roda mais acerca da casta inferior chamada de marumaga. Neste carnelian e Osidian, são feitos prisioneiros, mas rapidamente conseguem conquistar a sua liberdade. Osidian começa a conspirar para reconquistar o trono que perdeu através da sua manipulação aos membros novos da tribo dos Ocre.

Apesar de o ritmo ser um pouco lento, principalmente no primeiro livro, são dois bons livros. Eu pessoalmente preferi o segundo, por ter um ritmo mais elevado e ser mais imprevisel. O mundo criado pelo o autor está magnifico e muito bem descrito. A sua escrita fez-me lembrar um pouco a escrita do Tolkien. Recomendo esses livros, a pessoas que gostem de fantasia e que não se importem muito com o ritmo lento.

Clasificação:

Os Escolhidos - 7-10
Os Guardiões dos Mortos - 8-10

15 de junho de 2010

Téméraire



O Dragão de Sua Majestade

Sinopse:

Imagine-se o leitor em pleno decurso das Guerras Napoleónicas. Com uma ligeira alteração... os combates travam-se, não somente em terra ou no mar, mas também... nos céus. Num tempo alternativo, o planeta é compartilhado por duas espécies igualmente inteligentes: os humanos e os dragões. Estes associam-se aos homens quando à nascença recebem o arnês das mãos de um deles, criando um vínculo quase simbiótico que perdura ao longo das suas vidas. Seres magníficos e poderosos, além de capazes de voar, os dragões transportam toda uma tripulação de aviadores, acrescentando um devastador contributo às batalhas. Foi assim que o capitão Will Laurence viu a sua vida mudar de um dia para o outro quando abalroou uma fragata francesa e capturou um ovo de uma espécie muito rara de dragões, oferta do Imperador da China ao próprio Napoleão. Peter Jackson, o realizador de O Senhor dos Anéis, adquiriu já os direitos para o cinema desta inovadora epopeia fantástica.




O Trono de Jade

Sinopse:

Will Laurence e o seu magnífico Téméraire encontram-se em grandes apuros. Na longínqua China, descobriu-se finalmente que o ovo destinado a Napoleão caiu nas mãos erradas, e agora uma imponente embaixada deslocou-se à Grã-Bretanha e não pretende ir-se embora sem recuperar um dos seus dragões mais raros e valiosos. É assim que Laurence e Téméraire iniciam uma longa viagem para o Extremo Oriente, porém mal fazem ideia daquilo que os espera na corte do Imperador… Conseguirá o leitor acompanhá-los nesta aventura?




A Guerra da Pólvora

Sinopse:

O terceiro livro da série de sucesso, Téméraire, retoma a história do capitão Will Laurence e do seu extraordinário dragão, no ponto em que os deixámos após a bem-sucedida missão na China. Contudo, mesmo antes de partirem, chegam novas e urgentes ordens de Inglaterra. Três ovos de dragão foram comprados ao Império Otomano e Laurence e Téméraire têm de ir a Istambul para escoltarem a preciosa carga. Será uma corrida contra o tempo uma vez que é da maior importância que os ovos cheguem às Ilhas Britânicas antes de eclodirem. Mas os perigos que irão enfrentar serão tremendos, encontrando-se sob a mira vingativa de Lien, o dragão-fêmea, a ameaça das forças de Bonaparte e a espinhosa tarefa de gerir as relações entre a Turquia e o Império Britânico. Serão os inseparáveis Laurence e Téméraire, suficientemente ágeis para evitarem todas as ciladas?

9 de junho de 2010

1 de junho de 2010

O Mago - Mestre



Já a partir de 11 de Junho nas livrarias.

Sinopse:

A paz é já uma memória esbatida para os povos de Midkemia. A guerra continua, mas Pug e Tomas seguem rumos diferentes. Tomas herda um legado de grande poder oriundo de uma civilização antiga. Mas uma luta interna leva-o a duvidar sobre qual deverá ser o seu destino. Por outro lado Pug, após ter sido capturado, é levado para as exóticas terras de Kelewan e irá aprender a dominar a dualidade do seu enorme poder. Pug é agora Milamber. E terá que enfrentar um inimigo mais antigo do que o próprio tempo. Entretanto, o Reino estremece com a ascensão de Guy de Bas-Tyra e tem início uma nova disputa pelo trono.